Em vídeo nas redes sociais, o governador, Camilo Santana, reafirmou que o concurso para a Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) será publicado ainda em 2019.

A promessa já havia sido feita em janeiro quando o estado enfrentou uma grave crise de segurança pública.

Em outubro de 2018, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do estado do Ceará, André Costa, publicou em sua página pessoal de uma rede social a confirmação de que o concurso Pefoce seria realizado.

O número de vagas e os cargos que serão ofertados não foram divulgados, mas a realização do concurso já está em andamento e os candidatos interessados em participar da seleção já podem iniciar sua preparação.

No início de 2018, o governador afirmou durante o discurso na aula inaugural da 4ª turma de aprovados do concurso público para ingresso na Polícia Militar do Ceará, que o concurso para a Pefoce seria realizado.  “A Pefoce é a polícia científica que faz todo o trabalho de análise para as investigações. Nós temos uma das melhores polícias forenses de todo o país. Temos equipamentos modernos, uma equipe altamente equipada. Vamos lançar edital e abrir concurso para novos profissionais”, revelou Camilo.

Último Concurso

O último aconteceu em 2011. Na ocasião foram ofertadas 170 vagas mas formação de cadastro de reserva para os cargos de Médico Perito Legista, Perito Criminal, Perito legista e Auxiliar de perícia.

Ainda de acordo com o último edital, as remunerações variavam de R$ 1.897,61 a R$ 7.582,45 com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva além do curso de formação e treinamento profissional, exame de capacidade física, avaliação psicológica e investigação social.

Sobre a Pefoce 

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi criada em 07 de janeiro de 2008, por meio da Lei Nº 14.055, e instituída através do Decreto 29.304 de 30 de maio de 2008. Em sua criação como órgão técnico-científico vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), obteve independência Administrativa, Financeira e Patrimonial e incorporou as atividades dos extintos Instituto de Identificação (II), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Medicina Legal (IML), além da criação do Laboratório de Perícia Forense.

Hoje, a Pefoce possui um corpo funcional formado por aproximadamente 400 servidores entre peritos, peritos auxiliares, auxiliares de perícia e corpo administrativo, que estão lotados em oito sedes, sendo duas na capital e seis em núcleos existentes no interior do estado.

Detalhes do concurso:

  • Concurso: Perícia Forense do Estado do Ceará
  • Banca organizadora: a definir
  • Cargos: a definir
  • Escolaridade: Níveis médio e superior
  • Número de vagas: a definir
  • Remunerações: a definir
  • Situação: ANUNCIADO!
  • Previsão p/ publicação do edital: 2019