Atenção, candidatos. O concurso da Polícia Militar da Bahia para soldados já tem banca definida. A seleção será organizada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – o IBFC. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira pelo Governador Rui Costa e confirmado com a publicação da dispensa de licitação no DOE, nessa quarta-feira. 

O chefe do executivo fez o comunicado durante o programa “Papo Correria” que foi transmitido ao vivo em seu Facebook oficial. Rui Costa respondeu a perguntas dos internautas e anunciou em primeira mão o nome da empresa escolhida para o concurso da Polícia Militar.

Os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia foram autorizados pelo governador em julho deste ano. O despacho da autorização foi publicado no Diário Oficial.

Até a publicação da portaria, apenas o concurso da PM estava confirmado e havia sido anunciado. 

Concurso PM-BA terá 2 mil vagas de soldado

Na Polícia Militar, o quantitativo está confirmado. Para a corporação, foram anunciadas 2 mil vagas para a carreira de soldado. O governador Rui Costa já disse, também, que os editais sairão este ano, porém sem uma data definida.

“Serão 2 mil vagas, sendo que nós vamos chamar em duas etapas para programar a capacitação e o treinamento. Chamaremos primeiro mil vagas e, em seguida, chamaremos mais mil para treinamento. Então, ao todo serão 2 mil vagas e o edital será divulgado no segundo semestre”, disse Rui Costa.

A carreira de soldado da Polícia Militar da Bahia exige o nível médio completo ou médio/técnico de escolaridade. É preciso, ainda, ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, além da estatura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

Último concurso PM-BA aconteceu em 2017

Quem deseja ser aprovado deve começar os estudos o quanto antes. Uma dica é pegar o edital anterior como referência. A boa notícia é que o concurso mais recente da PM-BA aconteceu há pouco tempo, em 2017, com o mesmo quantitativo: 2 mil vagas imediatas.

O edital somava 1.819 vagas para homens e 181 para mulheres. Entretanto, foram 3 mil aprovados sendo convocados para o curso de formação, ou seja, mil além do previsto em edital.

Foram oferecidas, ainda, 750 oportunidades para soldados do Corpo de Bombeiros. Os candidatos passaram por várias etapas, sendo elas:

  • Provas objetiva e discursiva;
  • Avaliação psicológica;
  • Exames médicos e odontológicos;
  • Teste de aptidão física.
  • Investigação social;
  • Análise de documentação; e
  • Curso de formação.

No decorrer do curso, a remuneração do soldado era de R$937. O salário, após a conclusão dessa etapa foi de R$2.585,05. Os aprovados foram lotados em Salvador e nos municípios de Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. 

Informações do Concurso – Soldado 2019

Data prevista: 2019
Vagas: 2.000 
Cargo: Soldado
Banca: IBFC
Escolaridade: Nível Médio
Edital: aguardando publicação