Nesta sexta-feira, o governador Camilo Santana prometeu que anunciará, ainda neste ano, os tão esperados concursos da PM (Polícia Militar) e PC (Polícia Civil).
“Vamos fazer novos concursos, que é importante, (da) Polícia Militar. Todo ano policiais militares vão para reserva, então preciso repor esses policiais, vou ter que ter novos policiais, vou ter que fazer concurso novo para a Polícia Civil. Estamos planejando, tudo depende do momento da economia brasileira”
A afirmação foi dada em entrevista ao Sistema Verdes Mares,  e é uma nova sinalização, após a suspensão de concursos anunciada pelo Governo do Estado, no início do último mês de junho.

Suspensão de Concursos Públicos

Desde o dia 27 de Maio as homologações e convocações de concursos públicos do Governo do Estado do Ceará serão suspensos temporariamente, segundo anunciou o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão, Mauro Filho, na tarde desta segunda-feira (27). A decisão foi divulgada durante coletiva sobre o plano de cortes do executivo estadual.

Em dezembro de 2018, o governador do Ceará, Camilo Santana, havia anunciado concurso público na área de saúde.

De acordo com Mauro Filho, a justificativa é o aumento de gasto com pessoal. “De janeiro a abril, os gastos com pessoal aumentaram 9,71% em relação a igual período do ano passado”, explicou durante o anúncio. “Foi um aumento de folha muito significativo em 2018, o maior aumento do Brasil”, reforçou o titular da pasta.

Ainda de acordo com ele, a folha de pagamento do estado ficou 11,6% mais pesada aos cofres públicos no ano passado em relação ao ano anterior, 2017. Os gastos com pessoal representam 42% da composição dos gastos do poder executivo estadual no ano passado.

Em valores, foram R$ 10,2 bilhões destinados ao pagamento de funcionários do Estado em 2018. “A determinação do governador é que a gente faça esse reajuste agora”, acrescentou Mauro Filho sobre os gastos do governo estadual.